Fantasia concertante, Ricardo Lopes Garcia interpreta música de cãmara (Feliu Gasull, Giulio Regondi, Ricardo Lopes Garcia). EGTA 1996.
Ricardo Lopes Garcia (violão), Feliu gassul (violão), Vicent Vergnais (Marimba e vibrafone), Serge Drommer (clarineta baixo), Marie Leenhardt (harpa), Nancy Benda (violino), Christian Benda (violoncelo).
Jovem compositor catalão, Feliu Gasull estudou no "Conservatoire Supérieur de Musique", em Genebra, Suiça, e na "Indiana University", em Bloomington, USA, onde, mais tarde, veio a lecionar no "Latin American Music Center".
Talentoso e proli'fico compositor, Feliu Gasull tem empregado em suas obras diferentes formações camertsticas. Seus "Six Lieds" para barítono e violãão foram editados pela "Berben" e sua obra coral "Punta de Dia" venceu a "Carmichael Compétition". O primeiro de seus concertos para violão e orquestra teve sua estréia no "Columbia International Music Festival", e o terceiro deles foi encomendado pela "Rockefeller Foundation". Seu trabalho é influenciado principalmente pela tradicional música catalã e pelo flamenco andaluz, contendo, entretanto, elementos da música modal e sérial.
0 estilo de escrita de Feliu Gasull pode ser descrito pelo uso de curtas células temáticas que são em seguida tratadas médiante utilização das características inerentes a cada instrumento. Na présente versão de "Hola Amadeu", por exemplo, a sonoridade do jazz é claramente identificável pela presença do violão e da clarineta, ao passo que a versão para trio de cordas da mesma peça explora o aspecto "concertante" da formação. "El Pexe de Bloomington", o duo para violão e harpa, é influenciado pela rápida e sincopada dança flamenca chamada "buleria". Os dois solistas executam um contrapunto à maneira d eum "moto prepétuo" até suas respectivas cadências. A primeira audição desta peça aconteceu na "Radio Suisse Romande" em 1985, por R. Lopes-Garcia e M. Leenhart. Nas "Variations Sobre Un Tema D'Estiu", o violão solo desenvolve uma idéia inicial como uma improvisação, onde passagens calmas e vituosísticas alternam-se em meio a um típico espirito mediterrãneo. Finalmente. "Blau Mar", para dois violões, iniciase lentamente com um tema baseado em très notas que desenvolve-se através de um diálogo que sugere ondas. O segundo tema aparece levando a peça a seu climax em um rápido e rìtmico movimento. O diálogo inicial retorna levando ao profun-damente lirico "trémolo" final.
Giulio Regondi nasceu em Genebra em 1822 e faleceu em Londres em 1872. Pouco se sabe a respeito de sua vida e obra. Até recentemente suas composições não haviam sido publicadas. Dez estudos ("Orphée éditions") e uma pequena série de obras, entre as quais "Introduction et Caprice op.23", editadas por "Chanterelle Verlag" em 1981, constituem a totalidade de suas composições conhecidas. Seu estilo foi inspirado pela ópéra italiana do último período romântico, cheio de passagens virtuosísticas, incomum densidade harmônica e líricas, generosas melodias.
A "Fantasia Concertante" de Ricardo Lopes-Garcia é um tributo a Heitor Villa-Lobos. Na obra, o compositor refere-se a algumas das grandes criaçõès de Villa-Lobos, como as BGachianas Brasileiras n° 7 e n° 8, o "Sextuor Mystique", os quartetos de cordas, etc. Acima de tudo, é na linguagem íntima, que constitui a parte mais característica do estilo de Heitor Villa-Lobos, que Ricardo Lopes-Garcia révéla suas próprias intenções musicais. Mais que um simples estudo de estilo, a "Fantasia Concertante" expressa os profundos conflitos que a harmonia acentuadamente dissonante e a melodia tonal tentam. sem sucesso, resolver. Musicalmente, estes conflitos desenvolvem-se progressivamente até o fim do segundo movimento, e impõemse no "ostinato" do último movimento no irregular 5/8. Cada movimento é baseado em uma idéia distinta, entretanto a presença do tema principal, comum aos três movimentos, assegura a unidade da obra.
Marek Wegrzyk
Ricardo Lopes Garcia, Fantasia Concertante (extrait).Leia mais ... Toda a três movimentos
Nascido em 1959. Fez seus estud violão no Brasil, Suíça e França os professores Geraldo Ribeiro de Freitas Turíbio Santos, Manoel São Marcos. P Lívia São Marcos e Betho Davezac. Em concluiu o Curso Superior de Música 1984 obteve o primeiro prêmio virtuosidade do Conservatório de Músca Genebra (Suíça). No mesmo ano ganhou o segundo prêmio do Concurso Internacional de Violão "Andrés Segovia", em Malhorca (Espanha).
Ricardo Lopes-Garcia participou de diversos eventos em rádio e televisão no Brasil ena Europa; realizou recitais em diversos países e participou de vãrios festivais de música, entre os quais o de Freiburg (Alemanha). Paralelamente ao repertõrio tradition do violão, Ricardo Lopes-Garcia aprofundou seus interesses pela música antiga, pelo "flamenco" e pela composição.
"Este disco eu dedico à Emilie Lucia e Paola Salomé".
Feliu Gassul1. Blau Mar, para 2 violões
2. Hola Amadeu, para violão, percussão e clarineta)
3. Variations sobre un Tema D'Estiu, violão solo
4. El Pexe de Bloomington, para violao e harpa
Giulio Regondi
5 Introduction et Caprice, violão solo
Ricardo Lopes Garcia
6. Fantasia Concertante, para violão, violino e violoncelo (Enérgico, Adágio e Largo, Ostinato)
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Mardi 13 Février, 2024